Poemas

22/03/2015 00:43
O futuro
 
O futuro vem chegando:
de mansinho.
E a vida tenta ainda
temerosa adaptação,
pois ao pretender o futuro
o homem  se arrisca
mas não quer a estagnação.
A segurança é um sonho
onde vidas ficam a mercê
da corrupção, da bandidagem
e, mesmo assim, se pedem passagens.
E parece tudo uma voracidade
esta coisa do consumismo
que tornam  os seres humanos, e seres outros,
os lobos
de outros homens, de outros animais.
 
Na banalização da vida
o futuro, estado incerto,
é pretensão de qualquer ser:
tendo na fé em Deus
o seu eterno aparecer.
 
 
 
 
Vem ficar comigo, ondas do mar
 
Vem ficar comigo, ondas espumosas
em que o verão trouxe
fazendo eu esquecer das tardes rotineiras.
 
Vem ficar comigo, até a noite me recolher,
vem até a última onda desaparecer
para minha alma me proteger
indo ao porto seguro dos escolhidos.
 
 
 
 
Vida
 
V ivificada por caminhos auspiciosos.
I nebriada, por querer o seguro estar.
d ádiva de Deus.
a dolescente diante Dele.
 
E
 
E vidente e bonita
s ocialmente querida
t oda vida
i nsensata, por vezes.
g ula e outros pecados.
m anhosamente linda.
a mável por vontade própria.
 
 
 
 
 
O desenho de papel
 
Desenhava feio
nos anos pueris.
Desenhava mais ou menos
nos anos de puberdade.
Agora meu desenho é adulto,
por saber desenhar palavras:
por ter descoberto
que sou poeta.
 
 
 
 
O amor bom,  é belo
 
O amor é bom,
é por dentro
e como o amor nos surpreende,
pois é lisonjeada e  surpreendente
a surpresa de um elo,
por isso digo sem hipocrisia:
o amor é belo.
 
 
 
 
 
 
Um novo sentido de vida
 
Quando chegar a primavera
as flores brotarão pelos campos
e os amores serão serenos,
mansos e caprichosos.
 
Quando chegar o verão
o calor esquentará nossos desejos
e junto com o cheiro da praia
nova morada nos abençoará.
 
Quando vier o trabalho do dia a dia
tentaremos ser felizes
onde a cidade é a morada
que muito nos desafia.
 
Quando vier, enfim, o amanhã
lembraremos das pessoas
e, para que elas não se percam
pediremos para Deus, abençoe.
 
 
 
 
 
 
Conexão
 
No cosmos mapeado por Deus
a vida busca conexão
com outros mundos, outras galáxias
e na terra o homem se esmera
nos vários conhecimentos
e, também, na arte e seus desejos.
 
Mundos podem ser vários
mas a junção mais importante é o amor,
a mais bela, ou a mais conhecida
que transforma o limite no transcendente:
a mais pefeita conexão.
 
 
 
 
 
O meu amor
 
O meu amor é singelo,
é belo.
O meu amor é puro
e também maduro.
É ardente (quente).
O meu amor é paz,
bastante audaz.
O meu amor é luz
pelo sol que nos conduz.
É um mel
de tocar o céu.
 
 
 
 
 
 
Vida de rico, vida de pobre
 
Vê-se a criança no seu mundo protegido:
Segurança da mãe comprando brinquedos
Para um bem-estar confortável,
Querer tudo para si:
É a satisfação do eu e seu mundo mágico,
Mas as pobres crianças,
Minguam por simples brinquedos,
É pouca comida e um mundo trágico.
 
Na adolescência de todos
Vê-se o rico a esnobar com modernos carros
Para um bem-estar confortável,
Querer e ter a mais bela garota,
O mais belo rapaz:
É a satisfação do eu e seu mundo carnal,
Mas os pobres jovens
Lutam por uma vaga Universitária,
É pouco estudo e um mundo desleal.
 
Vê-se a vida adulta de todos
O bem-estar dos que tem posses:
Mundo de viagens e empregos seguros,
Querer e mais querer:
É a satisfação em luxúrias, em esbanjamentos,
Mas os pobres não têm cultura, só lamentos,
Lutam por um lugar ao sol,
É pouca comida e um mundo sem praia.